sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Os filmes mais marcantes da Sessão da Tarde

  Uma perspectiva pessoal

   Sessão da tarde, pra mim, é mais do que uma sessão de filmes na TV, é praticamente um gênero cinematográfico. "Esse filme tem um estilo, assim, meio Sessão da Tarde" já me peguei dizendo isso algumas vezes ao me referir à algum filme. Zumbilândia, por exemplo, ou o nacional O Homem do Futuro são filmes "Sessão da Tarde". E penso que alguns filmes mais do que outros exibidos na sessão são os responsáveis pela a criação desse "estigma" que tô brincando aqui chamando de gênero.
   E hoje selecionei os filmes que pra mim são aqueles que mais precisamente ilustram o que acabei de dizer acima. Os que são também por isso, pra mim, os filmes mais marcantes da Sessão da Tarde de todos os tempos!


Garota Rosa Shocking - (Pretty In Pink - 1986)  -Estrelado pela ruiva Molly Ringwald, a miss Sessão da Tarde, e escrito pelo mestre da Sessão da Tarde John Hughes, é um filme  com a trama girando em torno da menina pobre Andy que sonha com um vestido cor de rosa para o baile de formatura e se apaixona por um rapaz vindo de uma família mais abastada. Entretanto, Dockie (John Cryer, o Alan de Two and a Half Man),  o melhor amigo de Andy, rouba a cena com um personagem engraçado e com visual estiloso, que morre de amores por ela, enquanto ela, não se da conta disso. Vale destacar também a trilha sonora do filme, com nomes como New Order, The Smiths, OMD, INXS e outros.

Cena marcante: Dockie cantando (dublando) "Try a Little Tenderness" de Otis Redding na loja de discos. De certa forma revelando como se sente em relação a Andy que assiste curiosa a sua performance sem entender o recado.






Mulher nota 1000 - (Weird Science - 1985) - Dois nerds numa mistura de ritual e conhecimentos de informática,  criam em um computador a mulher perfeita, que ganha vida após a queda de um relâmpago inesperado. A mulher, interpretada pela  musa dos 80's Kelly Lebrok, além de ser linda é super descolada, e vai meter a dupla em muitas confusões e aventuras. Vai inclusive deixar os dois caretões verem ela tomar banho. Mais um filme com a assinatura de John Hughes, responsável aqui pela direção.

Cena marcante: para surpresa dos dois sua criação surge do armário depois que esse explode. Uma criatura como Frankenstein,  porém, linda, charmosa e sensual.





Curtindo A Vida Adoidado - (Ferris Bueller's Day Off - 1986) - Esse é na minha opinião o filme número 1 da Sessão da Tarde. E como essa não é uma lista top 10, nem nada, falo dele agora. Mas o que falar desse filme? É preciso dizer algo? Bem, o vejo como uma obra-prima. Divertido, engraçado e emocionante. Os personagens são cativantes e Ferris Bueller é um ícone. Assistia o filme e queria ser Ferris Bueller! Filmão. E o detalhe, filme escrito e dirigito por, adivinha?, ele mesmo, John Hughes.

Cena marcante: são várias. Mas fico com a Ferrari do pai de Cameron despencando em direção a mata logo depois que ele decide enfrentá-lo. Os três não acreditam no que acaba de acontecer, muito menos o espectador.






Uma Noite de Aventuras - (Adventures in Babysitting - 1987) - Chris Parker, interpretada pela gata Elizabeth Shue, cuida de uma garotinha e um adolescente quando recebe um telefonema desesperado de sua amiga que está sozinha e sem dinheiro num canto perigoso da cidade. Ela não vê outra saída a não ser ir salvar a amiga levando os dois e mais um amigo do rapaz. No caminho, tudo dá errado e eles vivem uma noite de aventuras. O filme é muito divertido e tem um ritmo frenético, cheio de surpresas.



Cena marcante: a cena de abertura desse filme é a minha cena de abertura favorita de todos os tempos. Elizabeth Shue dubla e interpreta "Then He Kissed Me" de The Crystals toda feliz enquanto se apronta a espera do seu namorado.




Admiradora Secreta - (Secret Admirer - 1985) - Toni é apaixonada pelo seu melhor amigo, Michael (C. Thomas Howell) e se declara a ele através de uma carta anônima. Michael é convencido de que quem a escreveu foi a gata do colégio Deborah (Kelly Preston) e quando ele perde a carta, esta vai passando de mão em mão criando muita confusão, despertando paixões proibidas e deixando a trama cada vez mais divertida. Filme absolutamente clássico da sessão repleto de personagens divertidos e situações inusitadas.


Cena marcante:  Deborah, no carro, tira o sutiã e revela seu corpo para o surpreso e admirado Michael. É, nos anos 80 essas cenas não tinham corte, e para um garoto de 10, 11 anos isso é bem marcante. Saiba mais sobre isso clicando aqui e conferindo o post "Filmes eróticos que passavam na Sessão da Tarde".




Curso de Verão - (Summer School - 1987) - Esse filme eu gostava muito e tinha um carinho especial por ele. Alguns estudantes, figuraças,  são reprovados e tem que passar o verão frequentando aulas de inglês para serem aprovados. Algo como a nossa segunda época. E o professor encarregado de ensiná-los, Shoop (Mark Harmon), não sabe como ensinar inglês, optando por dar aulas divertidas para motivar os alunos. E a confusão começa. Contudo, são os personagens Alan e Francis que roubam a cena e me faziam gostar do filme. Eles eram aficionados por filmes de terror, e como eu também era, adorava as cenas em que eles faziam referências ao estilo, se maquiando (como profissionais da área) e criando cenas que brincavam com o gênero.

Cena marcante: o professor Shoop vai preso e para substituí-lo é mandado outra professora. E para assustá-la Alan e Francis criam toda uma carnificina dentro da sala de aula com entranhas se esparramando, sangue e brutalidade. Eu vibrava nessa cena, me emocionava mesmo. Pra mim, pessoalmente, uma das cenas mais marcantes da sessão de todos os tempos. Deixei até a imagem em seu tamanho original pra ficar mais nítido o que foi essa sequência!!










Acadêmia de Gênios - (Real Genius  - 1987) - Um grupo de nerds trabalha numa faculdade de física desenvolvendo um laser super potente. A história gira em torno do novo membro do grupo Mitch Taylor e de sua amizade com o veterano e o único do grupo que não é um nerd, no sentido clássico, um cara descolado e muito divertido, Chris Knight, interpretado por Val Kilmer, que tá muito bem no filme, muito engraçado, é a alma do filme. Um personagem do tipo Ferris Buellers, inspirador. E quando os nerds descobrem que seu chato professor quer vender o laser aos militares eles começam a arquitetar um plano para trollar o professor e os militares.

Cena marcante: os estudantes apontam o laser para casa do seu professor que está cientificamente preparada para que ao ser atingida transborde de pipoca por todas as suas aberturas. Nessa hora toca "Everybody Wants to Rule the World" do Tears for Fears. Outra cena absolutamente inesquecível. 



Gatinhas e Gatões - (Sixteen Candles - 1984) - Pra encerrar outro filme escrito e dirigido por John Hughes e estrelado por Molly Ringwald. A irmã de Samantha Baker (Molly) está para se casar e sua família está toda alvoraçada com o casamento. Nisso, ninguém lembra do seu aniversário de 16 anos o que a deixa deprimida. Além disso, Jake, o cara de quem ela gosta  namora com a menina mais linda do colégio e para piorar, o folgado, Ted, um pirralho, passa o tempo todo dando em cima dela, além de nos proporcionar alguns do momentos mais divertidos do filme.

Cena marcante: Ted desiste de conquistar Samantha, entretanto ganha sua confiança. E como ele tinha apostado com seus amigos que conseguiria transar com ela, pede a ela sua calcinha "emprestada" para poder provar a eles que conseguiu. Momentos depois Ted mostra a calcinha no banheiro para um platéia boquiaberta. Sensacional!






   Existem claro muitos outros filmes que poderíamos encaixar aqui. Mas quis selecionar aqueles que pra mim, são os mais top. Algo bem subjetivo. Provavelmente vc lembrou de outros ou mesmo pode ter achado que minha seleção injustiçou algum filme ou coisa assim. Entretanto, pra mim, que assisti a Sessão da Tarde principalmente nos anos 80 e 90 esses são os 8 filmes mais marcantes, os filmes que eu chamo de "filmes sessão da tarde" por excelência. Aqueles que não importa onde nem quando vc vê, vc sempre lembra da sessão vespertina global. Assim, propositalmente não inclui os filmes de ação e aventura, Lagoa Azul, várias comédias clássicas, enfim... acho que deu pra entender meu raciocínio, né?
    E se vc quiser curtir um pouco mais de Sessão da Tarde confira o post de maior sucesso do blog até hoje "Filmes eróticos que passavam na Sessão da Tarde". Pra conferi-lo é só vc clicar aqui.






Os Americanos

Loading...