segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Filósofos que fazem sucesso no Youtube e na TV

Filosofia Pop

   Com uns 18 anos comecei a me interessar pelos livros. Antes disso lia revistas de rock, de cinema e gibi, mais conhecidos como HQ hoje em dia. Nessa época comecei a frequentar a biblioteca, escolhendo livros pelo título, em geral arte e realismo fantástico. E tinha uma prateleira lá que sempre me chamava a atenção, nela estava escrito "Filosofia". Já lia na época algo de psicologia e sociologia, já havia tido no colégio essa disciplina, mas a qualidade do nosso ensino é tão ruim que eu não conseguia fazer ideia de que tipo de assunto tratavam os livros daquela prateleira. 
   Um dia resolvi ir até lá e abri um livro de Filosofia. O primeiro capítulo tratava do tema ontologia, nunca tinha ouvido falar de tal coisa. Comecei a ler, e não conseguia entender nada. Ou quase nada. Eu consegui sacar uma coisa ali, não entendia o que o autor estava querendo dizer, mas entendi que aquele livro tratava de teorias que tentavam explicar o "ser". Sua origem, seu significado, suas características. Que surpresa pra mim. Haviam ali livros e mais livros que eram estudos sobre o ser. Fantástico!, nada poderia ser mais interessante pra mim naquele momento, nascia uma obsessão. Eu quis saber tudo sobre Filosofia.
   E por Filosofia ser um tema que ainda me interessa e que teve e tem uma grande influência na minha vida, pensei que poderia falar também de Filosofia aqui no blog. E o que existia como potência se tornou ato, pra citar Aristóteles, e trago hoje ao Steve Jobs Zombie uma avaliação um pouco critica e meio petulante dos filósofos brasileiros que são também celebridades.


Clóvis de Barros Filho - (47 anos) Ficou conhecido no Brasil todo recentemente depois de sua entrevista no programa do Jô. Ele não fala, faz discurso, e com seu jeito de se expor prendeu a atenção da plateia pouca acostumada a dispor algum tempo às questões existenciais. Eu arrisco a dizer que, seu jeito espalhafatoso de se pronunciar surpreende num primeiro momento, mas quem é aluno dele deve achar ele o professor mais chato do curso após a terceira aula. Do tipo que fala muito mais do que diz. Seus temas e seu otimismo o aproximam da auto-ajuda. Ok, confesso que baixou o espírito da síndrome de underground aqui ni mim agora. 



_______________________________________________________________________________



Paulo Ghiraldelli Jr - (56 anos) Um dos primeiros intelectuais brasileiros a perceber o poder do youtube e das redes sociais para a popularização do pensamento ocidental e do conteúdo pornográfico. Tem um estilo descontraído, usa All Star, tinha um cabelo comprido e ar jovial até recentemente, algo parece tê-lo envelhecido. Ensinou e discutiu em seus vídeos a maiorias dos grandes filósofos. É muito criticado por pessoas do meio acadêmico por ser considerado superficial e causou polêmica ao postar fotos de sua esposa Francielle Chies, a novinha com jeitinho de periguete, seminua nas redes sociais. Pra ele a filosofia é a "desbanalização do banal".






Essa é a filósofa Francielle Chies mais conhecida pelos seus atributos físicos do que pelo seu domínio da fenomenologia do espírito hegeliana. O tipo de professora de Filosofia que realmente sabe despertar o pensamento num estudante do ensino médio.

_________________________________________________________________________________


Olávo de Carvalho - (66 anos) O filósofo mais polêmico da atualidade, critica a tudo e a todos menos a igreja Católica e a direita conservadora. É capaz de cheio de fé dizer "Nossa Senhora rogai por nós" e na mesma frase "dizer que vc merece levar um piroca de um elefante bem no meio do seu cu sem cuspi". O primeiro intelectual a falar abertamente sobre Nova Ordem Mundial e de todas as teorias consideradas conspiratórias por muitos. Se aprende muito com ele e é bem divertido escutá-lo. Mas cuidado! Olavo é um homem perigoso simpatizante do partido republicano americano e dos reacionários mais durões. Conseguiu uma leva de seguidores, as "Olavettes", que o consideram um mestre. Mas, afirmo, pra defender suas teorias ele mente pra caralho. E não, ele não é o maior intelectual brasileiro, ele só é o mais marqueteiro. 


_______________________________________________________________________________




Viviane Mosé - (49 anos) Se tornou muito popular depois da série que apresentou para o Fantástico "Ser ou Não Ser", e mesmo não tendo um canal no youtube essa série e suas palestras, seu jeito didático de se comunicar, são perfeitos pra quem está interessado em começar a conhecer Filosofia. Quer saber mais sobre Nietzsche?, então, esse é a especialidade dela, boa dica pra quem quer iniciar um estudo sobre o solitário alemão. 








O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844 - 1900) viveu sozinho, doente e ficou 10 anos vegetando numa cama antes de morrer. Ele achava que multidões nas ruas fazendo manifestações contra o governo se comportam como escravos,  numa demostração do que ele chamava de espírito de rebanho.






_________________________________________________________________________________




Mario Sergio Cortella - (59 anos) Ex-monge, tem sua filosofia voltada para a educação e possui grande conhecimento do pensamento teológico e religioso. Em suas palestras e entrevistas pelo youtube nota-se a sua grande capacidade de raciocínio lógico, o que o leva a esmiuçar detalhadamente cada conceito que aborda em suas falas, o que as vezes me lembra aquele personagem "Explicadinho" da Praça e Nossa. Seu jeito de falar metralhando informação classificando tudo por cor, altura. classe social, sexo etc, as vezes assemelha-se à um robô; lembra, mesmo que de longe aquele jeito de falar do Google tradutor ou algo parecido.






  "Tudo nos miiiinimos detalhes"








_________________________________________________________________________________



Márcia Tiburi - (43 anos) O que a metafísica é para os homens, as novelas são para as mulheres, dizia Voltaire no século XVIII. Entretanto, o iluminista francês acharia graça em saber que em nossos dias nós temos metafísica para as mulheres também. E uma filósofa como a Márcia tem se popularizado exatamente trazendo a filosofia ocidental para donas de casa de classe média preocupadas em manter sua rotina de consumismo, eterna busca estética e paranoias maníaco hipocondríacas, com algum embasamento teórico. Uma cabeça pensante dos movimentos feministas, que protestam, protestam, só não se sabe bem contra o que. 
























_________________________________________________________________________________



Luiz Felipe Pondé - (54 anos) Todo mundo que já frequentou os meios acadêmicos que tenha um minimo de bom senso, percebeu a quantidade de professores cheios de títulos e obras publicadas, mas que quando vão ensinar se limitam e repetir conceitos acadêmicos vigentes e títulos de livros sem acrescentar nada. Os adestrados adestradores. Pondé, é um dos maiores exemplos desse tipo de "intelectual" no país. Muitas vezes o sucesso não é explicado pelo talento, mas pelas facilidades e oportunidades que surgem para o individuo dada a sua origem. Talvez esse seja o caso do Pondé, que é judeu.
   É, não se fazem mais intelectuais judeus como antigamente. 







E por falar em Judeu... não deixe de conferir também O dia que Adolf Hitler esteve na Oktoberfest. Documentos secretos da Gestapo, só agora tornados públicos, revelam que o ditador alemão esteve no Brasil! Clique aqui e conheça melhor está história, exclusiva do Steve Jobs Zombie!






Os Americanos

Loading...