terça-feira, 19 de novembro de 2013

O drible mais bonito da história do futebol

   A arte e a magia de Pelé nos gramados 

   O jogo já estava ganho. O Brasil já estava garantido na final da Copa de 70. Seria sua quarta decisão, poderia ser então a primeira seleção a se tornar tri-campeã do mundo. Sua adversária seria a Itália, que com uma boa campanha no mundial também brigava por ser a primeira seleção a ser tri. A final seria um jogão. 
   O Brasil havia começado perdendo aquela semi-final, e com gols de Rivelino, Jairzinho e Clodoaldo havia conquistado a virada. Já eram 48 minutos do segundo tempo. Estávamos com os dois pés na final e uma mão na taça.
   Entretanto, para espanto de todos, segundos antes do juiz apitar o final do jogo, um momento de iluminação que ficaria marcado na memória de bilhões de pessoas. Tostão faz um passe na medida para Pelé que, correndo em direção ao gol, dribla sem tocar na bola o goleiro Mazurkiewicz que se adiantara e vinha em sua direção. Uma verdadeira pintura. Uma obra-prima criada e exibida pela primeira vez ali para o mundo ao vivo e a cores. (A Copa do México de 1970 foi a primeira transmitida em cores).
  Não lembro exatamente a primeira vez que vi essa cena. Sei que foi em alguma reportagem de TV sobre Copas, provavelmente as vésperas de um mundial. Acho que foi ali na época da preparação para a Copa de 1994. Mas lembro que quando vi isso pela primeira vez fui assaltado por um certo sentimento estético. Fiquei inebriado, havia estado diante de uma obra de arte. Incrível como a bola caprichosamente não entra e empresta toda uma carga dramática a cena. 

   Momentos assim são poderoso argumento contra aqueles que acreditam poder resumir o futebol a meramente 22 homens correndo atrás de uma bola. É ingênuo pensar assim. Momentos em que a gente sente "cara, que bom que eu nasci no Brasil!" Raros momentos. 
   Confira a manobra radical que Pelé executa e que se transforma em arte diante dos olhos no vídeo a seguir ou a partir dos 9:37 do outro vídeo, que contém os melhores momentos do jogo.
    Assista ao lance mais bonito da história do futebol!







Clique e confira também:

______________________________________________________


E se vc é muito fã de futebol pode assistir o jogo inteiro:





























Os Americanos

Loading...