quarta-feira, 7 de maio de 2014

Webdriver Torso: o canal mais misterioso do Youtube

 Webdriver Torso
 
   Uma canal muito estranho. Criado em 07 de março de 2013 o canal Webdriver Torso tem desde em tão, sido alvo de teorias e gerado polêmica. Não se sabe nada sobre quem está por trás dele, até a BBC e seu especialista em tecnologia já tentou descobrir, mas foi em vão. São mais de 77 mil vídeos postados no canal, em seus um ano e exatos dois meses de existência, ou 426 dias. Uma média de cerca de  181 vídeos postados por dia, mais ou menos um novo vídeo a cada 8 minutos. A quantidade é tal que especula-se que mais de uma pessoa esteja por trás dele, ou que existe um computador programado para criar e postar esses vídeos. Mas isso não é o mais esquisito.

 Todos os vídeos do canal tem 11 segundos de duração, dependendo do seu navegador eles poderão aparecer com 09 ou 10 segundos. E todos os vídeos apresentam uma estranha combinação de retângulos azul e vermelho sobre um fundo branco, acompanhados de sons, que vão se modificando fazendo parecer que ali existe alguma mensagem secreta codificada. Suas cores e conteúdo enigmático levaram a especulações de que teria origem russa, pois é da Rússia a rádio UVB-76/MDZhB, considerada a mais misteriosa do mundo, transmitindo a mais de 30 anos somente "bips" e raras mensagens enigmáticas. Entretanto, em seus mais de 77 mil vídeos postados o misterioso canal do youtube postou dois que destoam dos demais e que podem ser uma pista de sua origem. Um vídeo com uma filmagem de 05 segundos da torre Eiffel de Paris, é um deles. Informação que combinada com as cores nos vídeos podem ser mesmo um indício de que sua origem é francesa, pois casam com as cores da bandeira do país. Junto com esse vídeo de exceção apareceu o único comentário postado até hoje pelo canal: "Matei is Highly Intelligent" (Matei é altamente inteligente). O que pra mim soa como um tipo de desafio. 
   
   Outro vídeo que destoa do padrão foi o primeiro vídeo postado no canal, e que está bloqueado em todo o mundo e só é possível ver na França, o que mais uma vez reforça a ideia de uma origem francesa. Foi postado mais de um mês antes de começarem a aparecer os vídeos que popularizaram o canal. Trata-se, curiosamente, de um pequeno trecho do 10º episódio da segunda temporada do desenho animado Aqua Teen Hunger Force, o que só deixa a coisa mais estranha, e acrescenta um ar de brincadeira, de uma grande trolagem, ou quem sabe de um jogo, reforçando a ideia de um desafio aos internautas e especialistas em linguagens codificadas mundo a fora. E descarta também uma das hipóteses levantadas, a de que seriam mensagens extraterrestres. ETs assistindo Aqua Teen na França é bem bizarro. Mas o mistério taí, e parece que se depender dos especialistas está longe de ser solucionado. Vamos aguardar para ver que mais pistas Webdriver Torso dará, se é que vai dar mais.

   E a baixo vc pode conferir os vídeos do sinistro canal que mais tem acessos:

 1 - tmpwxm2CP 



 2 - Aqua 


 3 - tmpR6adie 





4 - tmpkElPIg 





5 - tmpxM6pJq 





   O canal vem se popularizando e seus views e inscritos tem aumentado muito. Entretanto, existem ali vídeos com pouquíssimas visualizações e todos, excetuando-se os dois aqui citados, seguem sempre esse mesmo estilo de sons e retângulos azul e vermelho que você pode ver nos vídeos acima. 






Os Americanos

Loading...