quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Lynyrd Syknyrd e a maior tragédia da história do rock

Lynyrd Syknyrd

   Estranhamente, a história do rock é composta por muitas tragédias. No mundo e mesmo no Brasil, não são poucas as bandas e artistas que tiveram fins trágicos e mortes prematuras. E o Lynyrd Skynyrd, é uma das bandas que melhor exemplifica isso em todos os tempos. Provavelmente foram eles que protagonizam a maior dentre todas essas tragédias.
   A banda de rock americano sulista, fundada no final dos anos 60, lança seu primeiro disco em 1973, chamado Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd, título que brinca com estranho nome da banda, que vem de uma brincadeira com o nome de um professor, Leonard Skinner, que costumava pegar no pé dos caras por causa dos cabelos compridos. No disco encontramos a música “Free Bird”, um clássico do rock amada especialmente pelos fãs do Southern Rock.

   No segundo disco, Second Helping, a banda se consolida de vez como banda de relevância no mundo do rock graças ao estrondoso sucesso da canção “Sweet Home Alabama” e da sua peculiar formação com três guitarristas. 
   Sucesso que lhes garante cansativas turnês pelo EUA e Europa, regadas a muito álcool e drogas, e que vão desgastando as relações e a saúde dos membros do grupo, levando a mudanças um pouco frequentes em sua formação. Contudo, a banda segue, e lança mais três discos de sucesso até 1977 quando eles tem sua popularidade bruscamente aumentada por um trágico episódio.

   A banda, que cansou de viajar de ônibus em suas turnês, estava no auge de seu sucesso e conseguiu comprar um avião usado. No dia 20 de outubro de 1977 eles deixaram a Carolina do Sul, onde haviam feito um show e partiram em direção a Louisiana. No trajeto sua aeronave começa a apresentar problemas vindo a cair em uma densa floresta com a banda, toda equipe e tripulação, num total de 26 pessoas. No acidente 3 integrantes da banda morrem, o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e sua irmã Cassie Gaines que era backing vocal do grupo, além dos três morrem também um roadie, o piloto e o co-piloto do avião.

   Curiosamente, apenas três dias antes do acidente o Lynyrd Skynyrd, havia lançado o álbum Street Survivor (sobreviventes das ruas) que trazia na capa uma imagem de toda a banda envolta em chamas. Depois da tragédia, a capa do disco foi trocada, e a original tornou-se uma raridade.
    Allen Colins, guitarrista da banda, quase teve que amputar um braço depois do acidente, mas conseguiu se recuperar. Contudo, em 1986, Colins sofre um acidente de carro, ficando paraplégico, e nunca mais volta aos palcos.
   Alguns membros sobreviventes da tragédia, voltam a ativa em 1991, e seguem lançando álbuns e fazendo shows pelo mundo, sempre com muitas mudanças em sua formação. Entretanto, é claro, o Lynyrd Skynyrd nunca mais chegou nem perto da banda que um dia foi.

   Na sequência dois dos principais sucessos da banda. Sweet Home Alabama, seu maior exito, e a belíssima balada Free Bird.






Texto escrito originalmente para o blog Music Out.


Os Americanos

Loading...